Rua Polignano A’Mare, 51 - Brás

Mensagem do Pároco › 24/05/2018

A Paróquia de São Vito e o Sínodo Arquidiocesano de São Paulo

Caro leitor (a),

No contexto da abertura e realização do Sínodo Arquidiocesano de São Paulo temos a alegria de apresentar e inaugurar a todos, o novo site da Paróquia de São Vito Mártir. Este será um importante veículo de comunicação para nós, onde serão apresentadas as informações mais relevantes da vida paroquial e sinodal, entre outras. Por isso, nesse momento de comemoração do Sínodo Arquidiocesano, que está sendo um evento extraordinário da Igreja em São Paulo, quero convidá-lo (a) a acessar o nosso site: PAROQUIASAOVITO.COM.BR e a participar conosco através de sua visualização e promoção e, de suas valiosas sugestões.

A paróquia neste ano de 2018 terá participação no sínodo, em vista de uma renovada e integral promoção da fé e da missão da Igreja, recebida pelos Apóstolos. Com a convocação e abertura pelo Emmo. Cardeal Arcebispo D. Odilo Pedro Scherer, cada paróquia deverá compor em seu núcleo uma comissão de participação em nível arquidiocesano e paroquial através de seus membros escolhidos e de seus grupos pastorais nos momentos celebrativos da Arquidiocese e da paróquia.

Na oração pelo sínodo arquidiocesano, pedimos que o Espírito Santo renove em nós as virtudes que recebemos no momento do nosso batismo a fé, a esperança e a caridade, cuja prática nos qualifica como verdadeiros cristãos, filhos de Deus e discípulos de Cristo. A primeira finalidade deste sínodo, é a renovação e revitalização da nossa condição de cristãos-católicos e da qualidade de nossa vida cristã. Sem a ajuda do Espírito Santo, nas palavras do Apóstolo São Paulo, continuaremos a viver como “homens velhos”, que não se renovaram interiormente.

A convocação do sínodo chama-nos para um “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária”. Em uma bonita reflexão apresentada pelo Sr. Cardeal Arcebispo, D. Odilo, para a festa de Pentecostes deste ano, no jornal O São Paulo, nos diz: “o Espírito Santo suscita a comunhão na da Igreja e da humanidade. A comunhão se expressa no amor e no testemunho generoso do Evangelho. O Espírito Santo nos mantém unidos a Cristo e unidos na Igreja. Sem a sua divina ação, seremos levados à divisão na Igreja, na paróquia, na Arquidiocese e nas organizações pastorais e eclesiais. E a divisão não vem do Espírito de Deus, mas do “diábolos”, que divide e suscita intriga, ódio e a desintegração do corpo eclesial”.

Por isso, como pretensão de vivermos adequadamente esse momento sinodal, convidamos a todos os leitores e amigos a rezarem pelo sínodo e pela nossa queridíssima Paróquia de São Vito. Nesse mês de maio em que nós católicos apreciamos carinhosamente nossa Mãe, a Virgem Maria, rogamos o seu patrocínio em vista de recebermos todas a graças oriundas do céu, para um renovado ardor missionário em nossa comunidade.  Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós! São Vito Mártir, rogai por nós!

Pe Anderson,

* campos obrigatórios.