Rua Polignano A’Mare, 51 - Brás
Cep: 03005-040 - São Paulo, SP

Secretaria
Notícias › 23/06/2020

CNBB e PUC Rio promovem Jornadas de Teologia Pastoral a partir do dia 26 de junho

Jornadas-de-Teologia-Pastoral-CNBB-e-PUC-Rio-1200x762-c

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o programa de pós-graduação em Teologia da PUC-Rio realizarão, a partir desta semana, as “Jornadas de Teologia Pastoral”. As lives, que acontecerão simultaneamente no Facebook e no YouTube das duas instituições, contarão com painelistas, que discorrerão sobre temas relevantes para a ação pastoral da Igreja neste tempo de pandemia do coronavírus e pós-pandemia.

O primeiro evento está marcado para o próximo dia 26 de junho e terá como painelistas dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB, e Eda Marconi Custódio, psicóloga e pesquisadora da USP. Dom Joel discorrerá sobre “Desafios socioculturais e eclesiais em tempos de COVID-19”. O tema da doutora Eda é “Reflexões sobre a morte”.

O público alvo são os pesquisadores de Teologia, Ciências da Religião, demais áreas correlatas, pastoralistas e agentes de pastoral que se interessem sobre a temática.

Segundo o bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, as mudanças, em curso em nossa cultura, estão sofrendo uma aceleração devido à pandemia do novo coronavírus. Para ele, diante desse quadro, há uma contribuição própria que a Teologia, enquanto ciência da experiência de fé, deverá ofertar. “Essa é a motivação das Jornadas: pensar que aspectos desse ‘novo normal’ podem ser levantados para a reflexão sobre a vivência cristã no presente e no futuro”, disse.

O professor padre Abimar Oliveira de Moraes, líder do grupo de pesquisas Questões Atuais de Teologia Pastoral da PUC-Rio, informa que já existe um primeiro movimento de reflexão, traduzido em livros e eventos científicos sobre a Teologia e o coronavírus. Contudo, ele adverte que é necessário continuar este processo de investigação, com o objetivo de qualificar ainda mais as ações.

“Nesse sentido é que a CNBB e o Programa de Pós-graduação em Teologia da PUC-Rio, através do Grupo que Pesquisa Questões Atuais de Teologia Pastoral, decidiram promover as Jornadas. A ideia é que o evento seja mensal, digital e constitua-se como espaço interdisciplinar de troca de ideias e de construção de um conhecimento crítico acerca da peculiar experiência do crer em e após os tempos de Covid-19”, completou.

A metodologia das jornadas

Cada Jornada será constituída por especialistas e pesquisadores que abordarão temas que permitirão um olhar crítico, mas positivo, sobre o atual contexto social e eclesial. Desafios à vida e à vivência cristã, impactos eclesiológicos, experiência sacramental-litúrgica, espiritualidades, práticas pastorais, fé e cultura digital, animação bíblica da pastoral, catequese, dor e sofrimento serão alguns dos temas apresentados ao longo das Jornadas, que irão acontecer, inicialmente, de junho a dezembro, em cada última sexta-feira do mês, a partir das 15h.

O evento é gratuito e será transmitido, ao vivo, pelas redes sociais da CNBB e do Departamento de Teologia da PUC-Rio: @cnbbnacional e @teologiapucrio. Para quem deseja receber certificado de participação, a inscrição prévia é obrigatória. O certificado será enviado para e-mail informado no formulário digital.

Programação:
Serão 7 painéis, sempre na última sexta-feira do mês, com exceção do mês de dezembro, que será no dia 18/12. O 1º Painel será no dia 26 de junho, às 15h.

Inscrições:
Recomenda-se inscrição para quem quiser receber certificado de participação.
Link: https://www.e-inscricao.com/teopucrio/jornadasteopast

Via CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.