Rua Polignano A’Mare, 51 - Brás
Cep: 03005-040 - São Paulo, SP

Secretaria
Notícias › 26/02/2021

Edições CNBB lança novena de São José, padroeiro universal da Igreja

A editora Edições CNBB apresenta a “Novena de São José, Padroeiro Universal da Igreja”. O subsídio, em forma orante, convida as famílias e as pequenas comunidades a olharem para José e com ele contemplarem o mistério de Deus em Maria e no Verbo encarnado. O material é uma forma de celebrar o Ano de São José convocado pelo Papa Francisco com a Carta Apostólica Patris Corde – Com coração de Pai.

“Nunca podemos separar São José de Maria e Jesus. São José é o modelo das virtudes da Família e das humildes tarefas domésticas, é o protetor dos lares cristãos”, afirma o bispo de Castanhal (PA), dom Carlos Verzeletti, na apresentação do material.

Dom Carlos ensina que São José, no fiel desempenho de velar sobre a Sagrada Família de Nazaré, “nos ensina como conviver em paz e alegria em nossas igrejas domésticas”. Acreditando sempre em Deus, continua, “o justo José, homem santo, conhecendo a singular santidade de Maria, não admite a mais leve suspeita diante do Mistério que nela se passava. Presente diante do sobrenatural, com delicadeza extrema, não deixa Maria sozinha embaraçando-a com interrogações e dúvidas”.

“Vivendo os tempos difíceis de uma pandemia, necessitamos do aconchego na casa de Nazaré. Rezemos, nesta Novena de São José, pelos nossos pais vivos e falecidos, com gratidão, saudades e obediência, confiantes de que seremos protegidos e alimentados pelos pais que Deus nos deu no seu paterno e transbordante amor. Olhemos para São José nestes dias da Novena e com a Sagrada Família de Nazaré, e veremos as maravilhas de se ter uma família!”, motiva dom Carlos.

A festa de São José, esposo de Maria, que existia em vários lugares e em diversas datas, foi fixada em 19 de março no século XV, e o Papa Gregório XV estendeu-a a toda a Igreja no ano 1621. Em 1870, o Papa Pio IX proclamou São José Padroeiro da Igreja. Papa Leão XIII o declarou advogado dos lares cristãos. Hoje é o modelo dos operários, e o nome masculino mais chamado pelos cristãos. Em hebraico, José é “aquele que Deus cumula de bens”.

Adquira já o livreto da novena de São José. 

Fonte: CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.