Rua Polignano A’Mare, 51 - Brás
Cep: 03005-040 - São Paulo, SP

Secretaria
Notícias › 15/04/2020

Nomeações do Papa para o Brasil: Erexim (RS) e Ruy Barbosa (BA) com novos bispos

cq5dam-thumbnail-cropped-750-422

O Papa Francisco nomeou bispo da diocese de Erexim, no norte do Rio Grande do Sul, o Pe. Adimir Antônio Mazali, da Arquidiocese de Cascavel/PR, até então pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida. A diocese gaúcha estava vacante desde setembro de 2019, quando dom José Gislon se despediu da comunidade onde somou 7 anos de ministério episcopal para assumir a nova missão confiada pelo Pontífice na cidade de Caxias do Sul/RS.

Pe. Adimir da Catedral N.S. Aparecida, de Cascavel

O Pe. Adimir Antônio Mazali, novo bispo eleito de Erexim/RS, nasceu em 16 de maio de 1966 em Corbélia, Arquidiocese de Cascavel. Estudou Filosofia na Faculdade de Ciências Humanas “Arnaldo Busato”, em Toledo/PR (1989-1992), e Teologia Patrística na Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, na Itália (1999-2001).

Em 5 de maio de 1992, Adimir foi ordenado sacerdote para a Arquidiocese de Cascavel, onde desempenhou os seguintes cargos: diretor espiritual do Seminário Menor São José e promotor vocacional (1992-1999); vigário paroquial do Imaculado Coração de Maria em Cascavel (1995-1996), administrador paroquial de Nossa Senhora do Caravaggio também em Cascavel (1996-1999), administrador do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Salete em Braganey/PR, reitor do Seminário Maior de Teologia (2002-2009), professor do Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel (2002-2004), diretor espiritual do Seminário Propedêutico (2005-2006), professor (2005-2019) e diretor (2009-20019) da Faculdade Missioneira do Paraná (Famipar) em Cascavel, pároco de Nossa Senhora de Fátima também em Cascavel (2009-2016) e consultor da Pastoral Familiar em nível arquidiocesano e da Regional Sul 2 da CNBB. Desde 2016, Pe. Adimir Antônio Mazali era pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida de Cascavel, no Paraná.

Renúncia e nomeação para Ruy Barbosa, na Bahia

Nesta quarta-feira (15), o Papa Francisco também aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese de Ruy Barbosa, na Bahia, apresentada pelo bispo católico belga, radicado no Brasil, dom André Marie Gerard Camilla de Witte. O Pontífice também nomeou o novo bispo para a diocese, dom Estevam dos Santos Silva Filho, transferindo-o da sede episcopal titular de Feradi Maggiore e de auxiliar em Salvador/BA.

Dom Estevam era bispo auxiliar em Salvador

Dom Estevam dos Santos Silva Filho, novo bispo de Ruy Barbosa/BA, nasceu em 10 de abril de 1968 em Vitória da Conquista, na Bahia. Frequentou o curso de Filosofia no Instituto Filosófico Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista, e de Teologia no Instituto Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte/MG. Além disso, fez especialização em Comunicação na Pontifícia Universidade Javeriana, de Bogotá, na Colômbia, e no Serviço da Pastoral da Comunicação (Sepac), de São Paulo/SP.

Em 9 de junho de 1995 foi ordenado sacerdote para a Arquidiocese de Vitória da Conquista/BA, onde desempenhou o papel de pároco nas paróquias de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Iguaí/BA; do Senhor do Bonfim e Santa Rita, em Planalto/BA; do Divino Espírito Santo, em Poções/BA; e de Nossa Senhora das Candeias, em Vitória da Conquista. Foi administrador paroquial de Nossa Senhora da Conceição, em Nova Canaã/BA, diretor espiritual do Seminário Propedêutico e do Seminário Maior de Filosofia da Arquidiocese de Vitória da Conquista, e do Seminário Maior de Teologia de Ilhéus/BA. Além disso, foi membro do Conselho de Instrutores, do Colégio de Consultores do Conselho Presbiteral. Também foi assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação e do Setor Juvenil, ecônomo arquidiocesano e professor de Comunicação Social.

Em 29 de janeiro de 2014, foi nomeado bispo titular de Feradi Maggiore e auxiliar de Salvador/BA, recebendo a ordenação episcopal em 30 de março do mesmo ano.

Via Vatican News

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.