Rua Polignano A’Mare, 51 - Brás
Cep: 03005-040 - São Paulo, SP

Secretaria
Notícias › 29/04/2020

Papa muda data da coleta do Óbolo de São Pedro devido ao coronavírus

cathopic-1484155295368158-1

Por causa do coronavírus, o Papa Francisco mudou a data da coleta do Óbolo de São Pedro de 29 de junho para 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis.

“Devido à atual emergência sanitária, o Santo Padre estabeleceu que, para este ano de 2020, a coleta do Óbolo de São Pedro, que tradicionalmente se realiza em torno à Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, em 29 de Junho, será transferida em todo o mundo para o XXVII domingo do tempo comum, 4 de outubro, dia dedicado a São Francisco de Assis”, indicou Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

O Óbolo de São Pedro, explica o site do Vaticano, é “uma ajuda econômica” que os fiéis oferecem ao Santo Padre “como sinal de apoio” às necessidades da Igreja no mundo e às obras de caridade que esta realiza.

A Santa Sé ressalta que a origem desta prática remonta ao final do século VIII após a conversão dos anglo-saxões, que “se sentiram tão unidos ao Bispo de Roma que decidiram fazer de maneira estável uma contribuição anual ao Santo Padre”.

A coleta foi denominada “Denarius Sancti Petri” (Esmola a São Pedro) e difundiu-se ao resto dos países europeus. Em 5 de agosto de 1871, o Papa Pio IX regularizou-a por meio da encíclica “Saepe Venerabilis”.

Com o dinheiro arrecadado, são realizados projetos em diferentes lugares do mundo como: Albânia, Equador, México, Moçambique, República Centro-Africana, Nepal, Índia, Indonésia, Bangladesh, entre outros.

Via ACI Digital

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.